Operações do DPP

O Departamento de Polícia Penal (DPP), por meio da Coordenadoria de Operações, segue com intenso cronograma de ações preventivas de segurança no estado. Ao longo dos últimos dias, o Complexo Penitenciário de Chapecó, Presídios de Xanxerê, Concórdia, Maravilha, São Miguel do Oeste e São José do Cedro receberam a operação Sistema Seguro, quando equipes especializadas (GTI, SOE, NOT e DOC) uniram esforços com os PPs de plantão para realizar a revista estrutural e das celas, a fim de garantir a estabilidade das unidades. “Os procedimentos básicos de segurança são fundamentais para a identificação de vulnerabilidades e somar a expertise dos operadores das unidades, com a das equipes especializadas só reforça a segurança do nosso sistema”, observou o Diretor-geral do DPP, Vladecir Souza dos Santos.

No Norte do estado, o Presídio de Jaraguá do Sul também recebeu equipes de Policiais Penais para efetuar a operação pente-fino. No Médio Vale, a revista geral foi no Presídio de Ituporanga e, no Sul, a unidade de Araranguá. “A Operação Sistema Seguro foi ativada para garantir a estabilidade das unidades prisionais catarinenses, uma vez que todas as rotinas estão sendo gradualmente retomadas, com o avanço da vacinação e queda e a consequente queda nos índices de contaminação pela Covid-19”, disse o Coordenador de Operações do DPP, Robson Oliveira.
Até o momento já foram realizadas operações preventivas de segurança na Penitenciária de Florianópolis, na Penitenciária de Itajaí, no Presídio Regional de Criciúma, no Complexo Penitenciário do Estado, na Penitenciária Sul.