campos novosNão há barreiras para a educação e nenhum impedimento pode interferir na busca pelo conhecimento. A prova de que a educação supera todos os obstáculos é difundida na Unidade Prisional Avançada – UPA de Campos Novos, onde detentos têm a oportunidade de adquirir cultura e educação para que ao final do cumprimento de suas penas, possam buscar a ressocialização e um tão sonhado emprego.

A prova que a educação é fundamental para a vida das pessoas foi vista no dia 1o de setembro, quando o Conselho da Comunidade, Secretaria de Estado de Educação, por meio do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, e direção da UPA, realizaram a entrega dos Certificados de Conclusão das Séries Iniciais (1o ao 5o ano) para oito alunos/detentos que durante o primeiro semestre do ano, estiveram por três horas todos os dias, obtendo conhecimento de nivelamento educacional.

De acordo com a Professora que coordenou o nivelamento destes alunos/detentos, Sônia Aparecida Gonçalves Thibes, durante todo o semestre, a dedicação dos alunos foi exemplar. "Foi um desafio grande trabalhar com os jovens e muito positivo, pois eles demonstraram sempre o interesse pelo aprendizado e isso vai ajudar muito lá fora não só no emprego, mas na ressocialização em sociedade", comentou. Para o Diretor da UPA, Evalcir Morais, os detentos estão de parabéns por participar do projeto. "A iniciativa do Conselho da Comunidade e CEJA, contou com nosso apoio e agora os resultados começam a ser colhidos. Nós inicialmente passamos nas celas buscando aqueles que tinham interesse e esses oito alunos conseguiram concluir esta etapa e o projeto continua. Todos que estão estudando mudaram sua forma de agir dentro da Unidade, não só pela remição de pena, mas também por obter conhecimento e muitos desejam quando sair, conseguir um emprego melhor", comentou.

Segundo o Presidente do Conselho da Comunidade, Thiago Almeida da Costa, esta primeira turma de formandos é uma demonstração efetiva de que as ações do conselho buscam uma melhor qualidade de vida às pessoas. "Nós do Conselho da Comunidade se sentimos orgulhosos, pois a sala de aula foi custeada pelo conselho e firmamos o convênio com o estado, então para o conselho este trabalho está dando frutos, pois o pessoal está tendo acesso à educação dentro da Unidade Prisional e isso só engrandece e gera mais motivação aos membros do conselho para que possamos desenvolver outros projetos que tragam benefícios à comunidade", destacou Thiago.

Com a participação e desempenho na atividade educacional, os condenados tem remição da pena, assim o condenado diminui o tempo de duração de sua pena imposta em sentença. A contagem de tempo é de um dia a menos de pena a cada doze horas de frequência escolar.

Biblioteca na UPA

O Conselho da Comunidade está buscando também instalar uma Biblioteca na Unidade Prisional Avançada – UPA. Segundo o presidente do Conselho Thiago Almeida da Costa, com isso, todos terão acesso à leitura, pois cultura e conhecimento nunca são demais. “Nós já recebemos alguns livros da Casa da Cultura e Biblioteca Municipal e faremos uma triagem destes exemplares e após isso, estaremos construindo com a Unidade Prisional, umas prateleiras para armazenar estes livros para garantir o acesso dos apenados”, informou. Thiago destacou ainda que em outros presídios, já existe o projeto da biblioteca e a ideia é implantar em Campos Novos e discutir literatura com os detentos, como já acontece em outras unidades prisionais.

Créditos:

Jornal O Celeiro - Campos Novos