Notícias

Leia mais:Edital N.º 003/2023/DPP/SAP-SC  Eleição dos membros do Conselho  Superior  de  Polícia  Penal...

O secretário Edenilon Schelbauer convocou nesta quinta-feira (29) os policiais penais para a eleição dos membros do Conselho Superior de Polícia Penal (CSPP), no âmbito do Estado de Santa Catarina, para o mandato de 2023/2025.

Serão eleitos membros dois policiais para compor o CSPP sendo necessário ser policial ativo, efetivo, não ter recebido suspensão nos últimos três anos e não estar respondendo a qualquer procedimento na área judicial. Os candidatos que desejarem integrar o conselho deverão encaminhar suas inscrições diretamente ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 9 de julho de 2023.

Os documentos necessários para inscrição, homologação, campanha eleitoral, requisitos para ser eleitor e demais informações estão todas publicadas no Diário Oficial SC no. 22049 de 29/06/2023 (página 5) ou no link abaixo.

A eleição será realizada pelo TRE-SC por meio do sistema e-voto no dia 02/08/2023. Os policiais penais receberão por e-mail, 48h antes do dia da eleição, o link do sistema para votação. Ressalta-se que para votar o eleitor deverá atualizar e-mail no setor de RH da sua unidade ou diretamente na Gerência de Gestão de Pessoas da SAP (GESPES) e possuir conta na plataforma GOV.BR.

O Conselho Superior de Polícia Penal (CSPP), órgão de deliberação coletiva do DPP, destina-se a orientar as atividades policiais penais, administrativas e a opinar sobre assuntos de relevância institucional. Integram o CSPP o Secretário da SAP; o Diretor-Geral da Polícia Penal; Diretor-Geral Adjunto da Polícia Penal; Superintendentes Regionais; Superintendente de Orientação e Correção; Superintendente de Ensino e Formação; Superintendente de Inteligência; e Superintendente de Operações.

Leia mais:Projeto Social utiliza técnica de Constelação Sistêmica no Presídio Feminino de Joinville

Utilizada como solução alternativa na administração de conflitos, técnicas de Constelação Sistêmica estão sendo empregadas com apenadas do Presídio Feminino de Joinville por meio do Projeto Transformador.

Reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça, a Constelação Sistêmica possibilita identificação de problemas e a eventual solução destes por meio de um olhar sistêmico, acessando diretamente o inconsciente do ser humano, alcançando emoções, sentimentos e vivências, no intuito de olhar a vida como um todo e entender o porquê certas situações são atraídas para o cotidiano do indivíduo e o porquê certas ações e atitudes são tomadas.

O Projeto Transformador oportuniza às internas do Presídio Feminino de Joinville a possibilidade de compreender as dinâmicas ocultas por trás do padrão criminoso e enxergar o motivo que as fez repetir os comportamentos antissociais já ocorridos em gerações passadas. Ademais, o projeto dentro das unidades prisionais, também tem o objetivo de promover treinamento para os servidores, proporcionando maior entendimento das situações e do público com o qual trabalham.

O curso é ministrado voluntariamente pela consteladora e professora da Escola Hellinger no Brasil, Marilise Einsfeldt, formada em Constelação Sistêmica, na Escola Bert Hellinger, na Alemanha. Ocorrerão mais cinco encontros durante o ano, abertos para os servidores da SAP, Judiciário, OAB e outras instituições envolvidas no Sistema Prisional. Interessados poderão entrar em contato com a unidade prisional feminina de Joinville para maiores informações.

A técnica de Constelação Sistêmica é utilizada no sistema prisional catarinense desde 2019 no Presídio Feminino de Itajaí e em 2022 tornou-se também parte de um projeto do Presidio Feminino de Joinville.

Leia mais:Policiais Penais participam de treinamento de combate em ambientes confinados

Foi realizado nestes últimos dois dias, na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Regional da Grande Florianópolis, o Treinamento de Combate em Ambientes Confinados ofertado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de Santa Catarina (CORE/PCSC) aos policiais penais do Grupo Tático de Intervenção da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socieducativa (GTI/SAP).

“É um importante treinamento para que as equipes se especializem e aprimorem técnicas e táticas em eventuais ações em ambientes confinados”, ressaltou Dionatan Prestes do Amaral, Superintendente de Segurança e Operações do DPP.

Esse intercâmbio institucional entre Polícia Civil e o Departamento de Polícia Penal é visto como de extrema importância para troca de experiências e compartilhamento de práticas e técnicas entre a CORE e o GTI.

“Informações e técnicas ajudam a melhorar a eficiência do treinamento e, consequentemente, a preparação para situações reais de combate em ambientes confinados. Dessa forma, o intercâmbio institucional é uma ferramenta essencial para garantir que os grupos estejam preparados para enfrentar os desafios de combate e manter a segurança da população”, explicou o Delegado John Vieira, coordenador da CORE/PCSC.

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com