curso ministrado pelo BOPE 1

 

Uma equipe formada por 25 Policiais Penais que atuam na Coordenadoria de Operações (GTI e SOE) do DPP, da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) concluiu nesta terça-feira (30) o Treinamento de Primeira Intervenção em Ocorrências de Crise com ênfase no sistema prisional, ministrado por Policiais Militares que atuam no Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Santa Catarina. A cerimônia de entrega dos certificado foi realizada na sede do BOPE, em Florianópolis.

Promovido pela Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (Acaps), a atividade somou 40 horas e trabalhou temas fundamentais para atender ocorrência no sistema prisional com alto potencial de risco. "Essa integração entre as forças de segurança fortalece não apenas o sistema prisional maa a segurança de todos os catarinenses", enfatizou o Coordenador de Operações do DPP, Policial Penal Robson Oliveira.

Durante o curso, os policiais militares do BOPE compartilharam conhecimento e experiências no gerenciamento de crises no sistema prisional e controle de operações, primeira intervenção em ocorrências com reféns e tipologia do causador de evento crítico, momento em que o policial precisa ter habilidade em identificar características do criminoso para tomar as decisões mais acertadas, no tempo necessário.

Outro ponto trabalhado no curso foram alternativas táticas para atuar em eventos de crise já que tomar uma decisão envolve uma série de fatores como, por exemplo, tempo da ocorrência, comportamento do criminoso, entre outros fatores, além do estudo de casos envolvendo reféns, um das expertises do Batalhão. Para mostrar situações trabalhadas em sala de aula na prática foi realizado um simulado.

“A troca de experiências e saberes entre as forças de segurança são fundamentais para que tenhamos a solução de uma crise de forma rápida e isso sempre vai se refletir na segurança de todos os catarinenses”, assinalou o Secretário da SAP, Leandro Lima que está em Chapecó em reunião de trabalho.

Em nome da SAP, participaram da solenidade de formatura o Diretor da Acaps, Paulo Oliveira, o Coordenador de Cursos da Acaps, Wagner Leandro de Lima e o Coordenador de Operações do Departamento de Polícia Penal (DPP), Robson Oliveira.

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com