CPMAS PALESTRAS

O Dia 21 de Setembro foi declarado pela ONU como o Dia Internacional da Paz. Para marcar a data, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), por meio da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) promove, entre os dias 21 e 25 de setembro, o V Encontro de Mãos Dadas pela Paz, com palestras online e gratuitas que poderão ser acompanhadas pelo Instagram @sapscoficial ou pelo Youtube da SAP no link http://bit.ly/youtubesapsc. O evento conta com o apoio do Tribunal de Justiça e Ministério Público de Santa Catarina.

A iniciativa atende a um dos principais objetivos da CPMA, ou seja, a redução dos índices de violência e de reincidência criminal por meio de um trabalho que estimula a integração social e a redescoberta de novos valores como, por exemplo, o respeito às regras básicas da vida em sociedade. “As Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) tem um papel muito importante na medida em que evitam que pessoas que cometeram um ato infracional não adentrem ao sistema prisional, mas também não fiquem livres de uma punição”, observou o Secretário da SAP, Leandro Lima.

Wanderlea Maria Machado, que tem uma larga experiência nas CPMAs e uma das idealizadoras do V Encontro de Mãos Dadas pela Paz, destacou que o evento foi  estruturado para atender todos os aspectos que envolvem as centrais. “Teremos lives com profissionais do Direito, da Psicologia, da Psiquiatria e da Assistência Social”, disse Wanderlea. Para a Gerente das CPMAs, a agente penitenciário, Renata de Souza, esse olhar multidisciplinar é muito importante para que haja uma compreensão maior não só dos profissionais que atuam nesta área, mas de toda a sociedade. “Envolver as pessoas em torno deste debate é fundamental para atingirmos nosso objetivo que é evitar a reincidência no crime”, comentou Renata de Souza.

Santa Catarina tem atualmente oito Centrais localizadas nos municípios de Florianópolis, São José, Joinville, Blumenau, Criciúma e Itajaí Lages e Chapecó. Também serão ativadas CPMAs em Jaraguá do Sul, Lages e Palhoça.

Confira a programação:

21/09, às 19h30min - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, com Luiz Carlos Cardoso, Advogado, Consultor Estadual em Audiência de Custódia e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais.

22/09, às 19h30min – Metamorfose: a dor e satisfação da mudança, com Fabiana Motta, psicóloga clínica, especialista em Terapia Relacional Sistêmica.

23/09, às 19h30min - Prevenção à violência doméstica: um diálogo para a família, com Alliny Burich, Advogada e especialista em Direito das Famílias, Mediação e Práticas Colaborativas.

24/09, às 19h30min – Saúde Mental: rompendo o silêncio e preservando vidas, com Vanessa P. Leal, Médica Psiquiatra.  

25/09, às 14h30min – Exclusão social: um olhar frente à realidade, com Natália Faria, Assistente Social e Especialista em Gestão Estratégica na Área Social. Gerente do Creas Brejarú (Palhoça).

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com