Uma programação especial, na tarde desta quinta-feira,16, na Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cistóvão do Sul, celebrou um marco da política de ressocialização no sistema prisional de Santa Catarina. A unidade está com 100% dos detentos trabalhando enquanto cumprem a pena. O evento contou com a participação do governador Raimundo Colombo que inaugurou a praça do Trabalhador Mestre Valdir Feroldi - "Bugio", construída pelos reeducandos como forma de simbolizar a conquista. A solenidade marca ainda o início da Operação Presença - Fim de Ano 2017.

A secretária de estado da Justiça e Cidadania; Ada Faraco de Luca, o adjunto; Leandro Lima e o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap); Deiveison Querino Batista, também participaram dos atos. O Complexo Penitenciário da região de Curitibanos é composto pelas penitenciárias da Região de Curitibanos e Industrial de São Cristóvão do Sul e futura unidade prisional de Segurança Máxima do Estado de Santa Catarina.
Colombo visitou dois pavilhões industriais onde os presos produzem cabos de madeira e estofados. Ele destacou que a oportunidade do trabalho resgata a dignidade e prepara melhor o detento para retornar ao convívio em sociedade. "A gente evoluiu muito na forma de pensar a administração prisional e hoje todos os detentos daqui estão trabalhando, ganhando uma profissão, é uma grande chance para a reconstrução da vida. Olhando pra esse exemplo a gente vê que é possível fazer isso respeitando o ser humano", disse o governador.

A penitenciária da região de Curitibanos conta com 19 mil metros quadrados de área com pavilhões industriais. São 839 detentos desenvolvendo atividades laborais em cuidados com a horta, fabricação de móveis, brinquedos, lajotas, tubos, cadeiras, caixas de embalagens para frutas e blocos de concreto.

As unidades de produção são construídas pelas próprias empresas conveniadas. São 10 convênios com empresas privadas e duas prefeituras municipais. "Todos os detentos estão trabalhando e 50% estudando, esses números são uma referência para todo o país. Essas oportunidades irão fazer a diferença no futuro, o detento precisa sair daqui com vontade de viver melhor, de recomeçar, não de retornar à criminalidade", disse a secretária Ada de Luca.

De acordo com o secretário de Estado Adjunto de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, em todo o Estado, 38% dos detentos desenvolvem atividades laborais em unidades prisionais e boa parte também estuda. "Estamos avançando com muita qualidade na consolidação de um programa estadual que leve cada vez mais uma maior oferta de trabalho e reeducação aos detentos", concluiu Lima.

Operação Presença - Fim de Ano 2017

A operação Presença é um reforço às unidades prisionais catarinenses durante o período de fim de ano, através da presença constante de equipes de agentes penitenciários como estratégia de dissuasão, prevenção de crimes contra as pessoas presas, servidores e danos ao patrimônio público, além de diminuição do tempo de resposta em situações de crise.

Conforme o diretor do Deap, Deiveison Querino Batista, este ano 700 agentes vão reforçar o efetivo que atuará nas sete regiões prisionais de Santa Catarina. "É um período sensível em que queremos garantir toda a tranquilidade e segurança em todas as unidades prisionais do Estado", afirmou.

sao cristovao do sul ato na penitenciaria