Foi empossado em cerimônia na tarde desta quinta-feira, 14, em Florianópolis, o novo diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap) da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Deiveison Querino Batista. Ele assume o lugar de Edemir Alexandre Camargo Neto, que estava no posto desde fevereiro de 2015 e agora será conduzido para o cargo de diretor administrativo e financeiro da SJC.

A cerimônia, que também promoveu outras mudanças (veja abaixo), contou com a presença da secretária Ada Faraco De Luca e do adjunto Leandro Antônio Soares Lima. “Trata-se de uma movimentação feita de forma harmônica, com muito espírito colaborativo, de um por todos e todos por um”, avaliou a secretária Ada.

Para Alexandre Camargo, essa renovação de ciclo na gestão é uma demonstração de prestígio ao servidor de carreira e de maturidade profissional da equipe. Deiveison Batista ingressou como agente penitenciário em 2007, no presídio regional de Criciúma, e ocupava atualmente a gestão da Penitenciária Sul, também em Criciúma.

florianopolis - deap 1

“O trabalho no Deap já vem sendo feito de uma maneira técnica e profissional há tempo, primeiramente pelo Leandro Lima e depois pelo Alexandre Camargo. Eu venho agora para dar continuidade a este trabalho, de acordo com os critérios e lemas da secretaria, que visam humanizar o sistema prisional catarinense, tanto para o servidor quanto para o apenado”, destacou o novo diretor.

Entre os desafios que tem pela frente, o novo diretor reconheceu a necessidade da criação de novas vagas para detentos, principalmente na região da Grande Florianópolis. “Temos que enfrentar a falta de vagas motivadas principalmente por impedimentos judiciais, em virtude de ações de prefeituras que impediram construções previstas pela secretaria”, acrescentou.

Sinergia

O ato realizado nesta quinta-feira também marcou a movimentação em outros postos da SJC. Tatiane de Souza Leandro assume como nova corregedora geral da secretaria, Marcelo Coelho Souza como novo diretor de Inteligência e Informação e Carolini de Campos Vicente de Bona Portão será coordenadora de Integração.

Dentro do Deap, a agente Maira de Aguiar Montegutti foi nomeada nova diretora da Penitenciária Sul, em Criciúma; o agente Felipe Alves Goulart assume como gestor do presídio regional de Criciúma; a agente Bárbara Souza dos Santos como gestora do presídio regional de Araranguá; e Gabriel Airton da Silveira como chefe de gabinete do Departamento de Administração Prisional.

Desde sua criação, em 2011, a secretaria de Estado da Justiça e Cidadania vem adotando um modelo de gestão técnica que envolve administração central, gerências, diretorias, departamentos e unidades prisionais e socioeducativas.

O secretário adjunto Leandro Lima explicou que movimentos como os que estão sendo realizados agora são importantes para promover a sinergia da equipe. “É um ato estratégico e maduro, movimentando internamente pessoas com experiências em diferentes áreas. Esse movimento vai permitir um novo olhar sobre nosso trabalho. Até aqui já consolidamos algumas conquistas, agora é preciso superar essas conquistas”, afirmou.

banner saplateral

banner logo acaps