seaprj01O Diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap) participou na semana passada do 1º Congresso Nacional de Acompanhamento a Egressos, no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), reuniu servidores e lideranças do sistema prisional de diversos estados brasileiros. Durante três dias foram discutidas ações que visam aperfeiçoar o sistema de apoio aos egressos do sistema prisional.

seaprj02Na tarde da quarta-feira, 22, o Diretor do Deap e os agentes penitenciários catarinenses que participaram do Congresso foram recebidos pelo Secretario de Estado da Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, no gabinete da Seap. Acompanhado do Subsecretário Geral de Administração Penitenciária, Antônio Camilo Branco de Faria, o Secretário apresentou aos visitantes toda a estrutura da secretaria, com um breve histórico de sua criação. Durante a reunião diversas experiências foram trocadas entre os dois estados e a equipe do Deap recebeu um convite para realizar uma visita ao Complexo Penitenciário de Gericinó.

seaprj03Na manhã de quinta-feira, 23, os agentes penitenciários catarinenses iniciaram a visita ao complexo acompanhados do Subsecretário Adjunto de Gestão Operacional, Sauler Antonio Sakalen, sendo recebidos por agentes do Grupo de Intervenção Tática (GIT) do estado. Após uma breve apresentação do grupo, a equipe seguiu para o Centro de Instrução Especializada, onde são treinados os agentes penitenciários cariocas, denominados de Inspetores de Segurança e Administração Penitenciária. Lá, assistiram a uma simulação de intervenção tática realizada pelos inspetores do GIT, em ambiente prisional com reféns e com uso de cachorros.

seaprj04No período da tarde a visita às unidades prisionais do Complexo começou pela penitenciária de segurança máxima Laércio da Costa Pellegrino, conhecida nacionalmente como Bangu 1. A equipe do Deap teve acesso às galerias onde estão custodiados os presos e foi apresentada aos procedimentos operacionais que se realizam na unidade. Seguindo a mesma rotina de apresentação, a equipe ainda visitou a penitenciária de regime fechado Alfredo Tranjan (Bangu 2), e o Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho (Bangu 4), destinada aos presos do regime semiaberto.

seaprj05A visita encerrou com uma reunião com o coordenador das unidades prisionais de Gericinó, Márcio Luis A. Rocha, onde os agentes penitenciários catarinenses e os inspetores cariocas puderam trocar experiências e iniciar tratativas para possíveis parcerias entre os estados. “Este tipo de troca de experiência é, sem dúvidas, um dos momentos de maior riqueza entre os servidores”, comentou Leandro Antonio Soares Lima. “Estamos muito satisfeitos com este encontro e impressionados com a organização e disciplina que encontramos no sistema prisional do Rio de Janeiro. Toda a equipe da Seap está de parabéns”, finalizou Lima. 

banner saplateral

banner logo acaps

banner do dease

banner do PAE - Programa de Automação Estadual

banner ipen

banner monitoramento

banner parlatorio

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com